segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

XII Simpósio Arte-Educação – Oficina “Uma aventura ao centro do som: a composição eletroacústica pela escuta da infância”

O XII Simpósio de Arte-Educação aconteceu durante os dias 3 e 7 de outubro de 2016, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Foi organizado por professores e alunos do departamento de Arte/Deart da Universidade. O evento trouxe como eixo temático a “Criatividade e Ludicidade”, discutindo sobre a importância do lúdico no ensino da Arte e também na produção em Arte.
O evento ofereceu várias oficinas, nas diferentes áreas da Arte, além de outras atividades como, palestras, relatos de experiências, comunicações orais e mostra de trabalhos artísticos, possibilitando aos participantes vivências e um maior conhecimento sobre Arte. 
Dentre as oficinas ofertadas durante a semana, estava a oficina intitulada “Uma aventura ao centro do som: a composição eletroacústica pela escuta da infância”, que abordava questões da inserção do fazer musical eletroacústico voltado para crianças ofertando ao educador musical metodologias para desenvolverem atividades que contemplem este repertório. A partir da escuta acusmática os participantes foram convidados a viver uma aventura no mundo dos sons, se aproximando da estética eletroacústica e de algumas possibilidades educacionais da composição por esse viés. Tendo o professor Álvaro Borges como ministrante, que é Doutor em Música pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' - UNESP (2014), possui Mestrado em Música (2008) e Graduação em Composição e Regência pela mesma universidade (2005), Formação Pedagógica em Música (equivalente à Licenciatura Plena) pela Universidade Vale do Rio Verde - Unincor (2007). Atua como Professor Adjunto na UNESPAR-FAP onde coordena o Laboratório de Linguagens Sonoras e Música Eletroacústica - LiSonME e o Curso de Especialização em Música Eletroacústica (Lato Sensu). Atuou como docente no Conservatório Estadual de Música 'Juscelino Kubitscheck de Oliveira', de 2006 a 2012, onde cursou Violino (1999). Foi docente nos níveis de graduação e pós-graduação da Universidade Vale do Rio Verde - Unincor de 2007 a 2009 onde fundou a Orquestra Acadêmica da Unincor dirigindo e regendo suas atividades até 2010. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Educação e Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: Composição Eletroacústica e Instrumental, Educação Musical Contemporânea, Música e Tecnologia e Linguagens Sonoras.
A oficina possibilitou experiências e discussões sobre o ensino de música eletroacústica na escola. Tendo alguns momentos de teoria, apreciação de concertos de música eletroacústica e também de pesquisa de sons, para a produção de uma peça, sendo apresentada como o resultado vivenciado na oficina por todos os integrantes.


A baixo alguns momentos da oficina:



A oficina trouxe assuntos de extrema importância acerca da educação musical, além de discussões sobre possibilidades para levar a música eletroacústica para as escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário