Resumo expandido apresentado na SIEPE 2015 pela bolsista Isabel Ramos
VIVÊNCIA ACADÊMICA NAS
AULAS DE ARTE DO COLÉGIO ESTADUAL PROF.ª LENI MARLENE JACOB COM FOCO NA CULTURA
REGIONAL
Isabel Cristina Rickli Ramos (PIBID/CNPq-UNICENTRO),
Daniele Eduana Rech Gerber (UNICENTRO), Bruna Karla Zapotocziny (UNICENTRO), Tatyelli
Maria de Almeida (UNICENTRO), Juliana Teixeira da Silva (Supervisora Pibid),
Daiane Solange Stoeberl da Cunha (orientadora) e-mail: dai_flc@yahoo.com.br
Universidade Estadual do Centro-Oeste/Departamento
de Arte/Guarapuava, PR.
LINGUÍSTICA, LETRAS E
ARTES, ARTES.
Palavras-chave: arte; ensino; cotidiano; docência;
cultura regional.
Resumo:
Neste
resumo apresentamos a análise da implantado do projeto de ensino “Guarapuava:
cara de quem?” realizado pelos acadêmicos bolsistas vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência,
em 2014, no Colégio Estadual Leni Marlene Jacob. O projeto teve como principal
objetivo abordar a cultura regional por meio de metodologias que privilegiassem
a integração das artes e os processos criativos em sala de aula. Quanto ao nome
do projeto deu-se através da apreciação da música “Cara de Quem”, de Alexandre
Leocádio em seu primeiro CD “A traça do mestre graça na terra do visconde” com
composições criadas a partir de lendas e histórias guarapuavanas. Para a escrita
do projeto, primeiramente, durante as observações das aulas de arte e da
análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) do colégio, definiu-se o tema.
Posteriormente, elaborou-se um projeto de ensino com planos de aula específicos
para cada turma, o qual foi implantado e analisado. Com este projeto foi
possível tornar a vivência com a arte regional mais presente na vida
escolar, assim como destacar a importância e o valor da cultura regional para
os alunos.
Introdução
Este resumo tem por objetivo mostrar
as experiências vivenciadas nas aulas de arte no Colégio Estadual Leni Marlene
Jacob, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência –
PIBID, que proporciona ao acadêmico adquirir experiência em docência durante
sua formação, além de ser um programa que torna as aulas nos colégios mais
dinâmicas, acrescentando na formação acadêmica e também nas atividades
escolares.
Observando alguns aspectos culturais
de nossa cidade, identificamos a necessidade do conhecimento cultural local e
regional para alunos do ensino fundamental, uma vez que esses acabam tendo uma
ideia superficial do que envolve essas tradições locais. Diante desses
problemas, questionou-se: O que é cultura? Quais as origens da cultura
guarapuavana? Como levá-la para sala de aula e envolver os alunos nestas
questões?
O projeto se justificou pela
necessidade de elaboração de uma proposta que associe na prática docente os
conteúdos da Arte a partir do cotidiano do aluno, conforme norteiam as
Diretrizes Curriculares de Educação básica do Estado, levando em consideração
os conteúdos já trabalhados pelo professor regente, assim como resgatar a
história da cidade e vinculá-la a arte trabalhando música, dança, teatro e
artes visuais por meio do resgate cultural promovido pelos bolsistas e
supervisores do PIBID em conjunto com os colégios parceiros.
Resultados e Discussões
Como ponto de partida deste trabalho
foi efetuado a leitura e análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) do
colégio parceiro do PIBID/Música da UNICENTRO, escrito em conjunto entre os
profissionais da educação e comunidade local (pais de alunos), segundo a LDB
Lei 9394/96. Segundo Veiga (2005) citado no PPP (2012, p.7): “O Projeto
Político Pedagógico é um conjunto de diretrizes políticas, administrativas e
técnicas que norteiam a prática pedagógica da comunidade escolar como um todo”.
Desta
forma foi possível conhecer melhor o colégio e os alunos, pois as aulas de arte
refletem a realidade considerando a liberdade de expressão que a arte
proporciona e a relação deles com o cotidiano.
Após esta leitura, foram realizadas
observações em sala de aula, as quais proporcionaram o conhecimento sobre os
alunos. Neste momento as bolsistas eram apenas espectadoras das atividades em
sala. Diante das observações e leituras pôde-se ter uma breve comparação dos
alunos, sobre o olhar do PPP e das bolsistas.
Prosseguindo a pesquisa para a
realização da pesquisa-ação, juntamente com as professoras supervisoras do
PIBID. Elaborou-se um projeto pedagógico com foco na cultura regional do
Paraná, com olhares voltados para cultura guarapuavana.
A cultura das sociedades reflete no
processo de ensino aprendizado, deste modo, pelas vivências em sala de aula e
de um olhar voltado para cidade de Guarapuava, fez-se necessário fazer um
projeto baseado na cultura, trazendo à tona a cultura regional e da cidade, de
um modo específico às produções artísticas e artesanais – que muitas vezes
passam despercebidas e não são valorizadas em sala de aula.
Com o objetivo de possibilitar aos
alunos a aluno ampliação do repertório sobre sua própria cultura, promove um
olhar crítico quanto ao seu papel em sociedade, bem como a valorização e a
conscientização de que todos somos seres culturais.
Ao falar e estudar cultura tem que se fazer
entender o que é cultura e fazer com que o aluno nela se reconheça, sinta se
parte dela, e que por meio de cada ser ela se propaga. Sabendo que cultura é o
que é adquirido e desenvolvido socialmente, entendemos que:
A valorização da
cultura popular para as culturas populares está inserida no imaginário social,
que por sua vez são resgatados nas representações sociais e que, por
conseguinte relacionados à identidade cultural (LOSSIO, 2007. p. 4).
Os alunos sofrem interferências de
seu meio cultural e seu cotidiano e muitas vezes criam a ideia errônea de que
não pertence à manifestação nenhuma, por isso nota-se a importância de levar
para a sala de aula assuntos referente à cultura local e regional que estão
inseridas em seu dia a dia que abrangem desde as músicas até a culinária e
religião, pois desta forma eles estarão mais envolvidos nas atividades de arte
na escola por conta de sua familiaridade com o tema, as histórias e lendas
contadas na infância, trazendo um novo olhar sobre arte e cultura, com fruições
diferenciadas para os alunos. Segundo Damatta (1984) a rotina também é um fator
de extrema importância para elencar características de um povo:
A
construção de uma identidade social, então, como construção de uma sociedade é
feita de afirmativas e de negativas diante de certas questões. Tome uma lista
de tudo o que você considera importante – leis, ideias relativas a família,
casamento e sexualidade; dinheiro; poder político; religião e moralidade;
artes; comida e prazer em geral – e com ela você poderá saber quem é quem. (p.
17).
Durante as observações das aulas de
arte a partir de atividades propostas pela professora, foi possível notar a
importância do meio cultural em que estavam incluídos aqueles alunos. A partir
do conteúdo proposto, os alunos faziam referências ou utilizavam dos elementos
que compõe a arte que está mais próxima a eles: hip-hop, dança de rua, rap ou
“as cores do reage”, uma expressão utilizada pelos alunos.
Desta forma traz-se à tona a
importância da cultura regional, tornando-a também conhecimento mais próximo e
cotidiano, aumentando o repertório dos alunos e tornando a cultura regional
parte deles.
Os alunos conheceram, através de aulas
dialogadas, suas origens, de onde vêm os costumes dos familiares, os gostos,
que girou em torno de muitas conversas e apontamentos feitos por eles mesmos
durante as aulas, também é notável que todos os alunos sentiam-se motivados a
pesquisar, entrevistar familiares, relatar aos colegas suas vivências e
contribuir nas aulas.
No desenvolvimento do projeto forma
abordados diferentes assuntos da cultura regional que permitiram a aprendizagem
de conteúdos específicos das diferentes linguagens artísticas. Apreenderam
conceitos de música - percussão em copos e percussão corporal, sonoplastia e
paisagem sonora; do teatro - jogos teatrais que envolviam lendas guarapuavanas;
das artes visuais - com modificações em fotografias e pinturas da paisagem da
cidade - e de dança - com o fandango do Paraná.
Para o encerramento do projeto
realizamos um passeio de ônibus pela cidade para que os alunos, que muitas
vezes acabam não saindo do próprio bairro, conhecessem alguns pontos turísticos
da cidade que de alguma forma fazem parte da realidade deles.
Puderam relacionar as lendas e causos,
as histórias que cercam a cultura e identificar os costumes das pessoas. Todos
ficaram maravilhados com o passeio e aprendizagem se tornou mais prazerosa e
dinâmica.
Outro ponto que vale ressaltar é que
durante toda a aplicação do projeto, os alunos ao final de cada aula relatavam
por escrito o que lhes era interessante falar das aulas, através de um diário
de bordo. Eles tinham total liberdade para escrever o que realmente pensavam
sobre o assunto e sobre o direcionamento dado pelos pibidianos. Isso promove
uma reflexão dos bolsistas para com o seu papel educativo em sala de aula e na
vida dos estudantes.
Conclusões
O projeto “Guarapuava, Cara de Quem”,
apresentou aos alunos escultores guarapuavanos, pintores da região, peças
teatrais sobre a história de Guarapuava e músicas paranaenses como, por exemplo,
o fandango, assim com seus respectivos interpretes, entre outros cantores que
representam o Estado, também trabalhos de artesãos locais que dão continuidade
aos costumes e tradições da região, bem como a culinária paranaense, grupos de
dança. As atividades foram planejadas e desenvolvidas tendo como base cultura e
arte com foco na aplicação em sala de aula.
A aplicação deste projeto foi
relevante para os bolsistas do PIBID, pois estando em formação docente,
aprendem a ser profissionais do ensino da Arte e também percebem a preocupação
de valorizar a cultura local e regional.
É necessário ser flexível, ter disponibilidade para adaptar seu
planejamento em virtude de dificuldades externas, e ainda, considerar a
aprendizagem do aluno como principal fator a ser considerado na efetivação
curricular.
Referências
Damatta, Roberta.
O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro, Rocco, 1984.
LOSSIO,
Rúbia Aurenívia Ribeiro; PEREIRA, Cesar Mendonça. A Importância da Valorização
da Cultura Popular para o Desenvolvimento Local. Salvador, 2007. Disponível em:
>.
Acesso em: 24 mar 2014.
Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional. Disponível em:
Acesso em: 11 ago 2014.
Colégio Estadual Leni Marlene Jacob. Projeto
Político Pedagógico do Colégio Estadual Profª Leni Marlene Jacob – Ensino
Fundamental e Médio. 2012. Disponível em:
Acesso em: 24 mar 2014.
LEOCÁDIO,
Alexandre. A traça do mestre graça na terra do visconde. In.: Fabi Stoerbrl.
Curitiba: Fonomidia, c2014. 1 CD. Faixa 9 (1 min 34).
Slides da apresentação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário