segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Meu Brasil Brasileiro

Nos dias 8, 9 e 10 de Setembro de 2016, as bolsistas do PIBID - Música estiveram na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) para a exposição de pôsters sobre os projetos executados no PIBID. Aconteceu durante o evento da VI Semana de Educação Musical no Instituto de Artes da UNESP, onde o tema era "Práticas Criativas em Educação Musical como Fator de Desenvolvimento Humano". 

O projeto Meu Brasil Brasileiro foi apresentado como relato de experiência pela bolsista Ana Luiza Bassani, onde foi tratado o ensino das brasilidades na Arte dentro da Educação Básica. Foi apresentado um pôster e também publicado um Resumo Expandido. 

Segue em anexo as publicações: 



Pibidiana Ana Luiza e Professora Daiane





Resumo Expandido: 

MEU BRASIL BRASILEIRO: UM PROJETO DE BRASILIDADE NAS AULAS DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ana Luiza Bassani – PIBID/MÚSICA – UNICENTRO
aluizabassani@gmail.com
Jienefer Daiane Marek – PIBID/MÚSICA – UNICENTRO
jienefer97marek@gmail.com
Isabel C.R. Ramos – PIBID/MÚSICA – UNICENTRO
isabel.cristinarr@hotmail.com
Daiane S.S. da Cunha – CAPES/UNESP
dai_flc@yahoo.com.br

Resumo: O seguinte resumo segue a modalidade de Relato de Experiência. O projeto tem foco na Música Popular Brasileira e promove a compreensão e vivência dos alunos com a MPB. O projeto foi desenvolvido em nove turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio atingindo aproximadamente 270 alunos. Os bolsistas acadêmicos de Licenciatura em Arte da Unicentro, em sua atuação no PIBID/Música, elaboraram a construção, aplicação e avaliação deste projeto. Destacamos as principais práticas e conteúdos abordados no projeto: História da MPB, Música Popular Brasileira, Maxixe, Teatro de Revista, Samba, Bossa Nova, Música de Protesto, Arte Engajada, História Artes Visuais, Colagem, a História da dança, prática de Pau de Fitas, Tubos Percussivos, Canto, Arranjos e Estilos.


Palavras-chave: Música Popular Brasileira; Ensino de Música; Interdisciplinaridade.
Introdução
O projeto de ensino “Meu Brasil Brasileiro” foi construído pelos acadêmicos e professores do Subprojeto de Música do Programa de Incentivo e Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, em Guarapuava no Paraná e foi desenvolvido em dois colégios públicos desta cidade, participaram do projeto alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. O principal objetivo deste projeto foi desenvolver práticas artísticas interdisciplinarmente dentro da sala de aula, de acordo com a lei Nº 13.276/16 que tornou a dança, as artes visuais, o teatro e a música conteúdo obrigatório na educação básica, mas que, a partir de relatos, tanto de alunos quanto de professores, ainda sente-se a necessidade de maior valorização de conteúdos como a música. Sendo assim, o projeto está sendo executado com a intersecção entre prática e teoria para proporcionar maior vivência musical ao estudante. Buscando tratar de vertentes não tão conhecidas pelos alunos, mas presente nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (PARANÁ, 2015), como Música Popular Brasileira, assim como cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Art. 26º. § 2º, para “[...] promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (BRASIL, 1996). Serão utilizadas nesse projeto outras linguagens artísticas além da música, para maior compreensão do aluno como uma só Arte, pois como argumentou Schafer (1991), a fragmentação dos sentidos resulta em fragmentação da experiência. Esse projeto tem como foco a Música Popular Brasileira e como princípio metodológico a vivência criativa como fundamento para a ampliação de repertório artístico-musical.
O projeto que está sendo executado tem como base o plano de ensino da aluna Isabel Cristina Rickli Ramos para a matéria de estagio supervisionado obrigatório em arte para o ensino fundamental no ano de 2015.
Metodologia
A partir da Pedagogia dos Projetos, de Fernando Hernandez, em intersecção com a metodologia triangular de Ana Mae Barbosa (2015), as aulas desse projeto estão sendo executadas de forma a integrar contextualização, produção e apreciação, para proporcionar vivência de modo a se entender a unidade em Arte.
As aulas propostas nesse projeto dialogam em seus conteúdos e práticas, com momentos de criação e apreciação de obras de artistas e de composição visual, dos próprios alunos.
Desenvolvimento
O projeto tem foco na Música Popular Brasileira e promove a compreensão e vivência dos alunos com a MPB. O projeto foi desenvolvido em nove turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio atingindo aproximadamente 270 alunos. Os bolsistas acadêmicos de Licenciatura em Arte da Unicentro, em sua atuação no PIBID/Música, elaboraram a construção, aplicação e avaliação deste projeto.
A MPB surgiu no fim do século XVIII, na era colonial juntamente com a modinha, que cantava sobre amores impossíveis e o lundu, com suas letras engraçadas e com duplo sentido. Logo em seguida, no século XIX, surge o maxixe integralizado com o Teatro de Revista, que satirizada acontecimentos da época tendo como principal compositora Chiquinha Gonzaga.
Já em 1880, no Rio de Janeiro, surge o choro, que mesmo tendo este nome, falavam de temas alegres e agitadas, destaca-se o cantor Pixinguinha com sua banda “Os Oito Batutas”. No início do século XX, com a população mais pobre do Rio de Janeiro, surge o samba oriundo do povo africano, que na época habitavam as regiões mais pobres da cidade. “[...] da música a base de percussão e de palmas, produzida por esses negros chamadas batucada, iria nascer o samba, palavra de origem africana (Angola e Congo), provavelmente corruptela da palavra semba.” (ALBIN, 2004. p. 65).
Já no período situado entre a época de 1920 e 1930, denominado Década de Ouro da MPB, surgiu o Rádio e com ele novos  compositores e interpretes. Novos estilos aparecem para romper com a estética apresentada pela MPB, como a Bossa Nova. Em 1964, com o fim dos “anos dourados” pelo Golpe Militar surgiu a música de protesto, com o engajamento e o nacionalismo explicíto, nascendo assim a Jovem Guarda.
 Nas artes visuais em 1893, destaca-se nas obras feitas no Brasil, a colagem, destancando artistas como Carlos Scliar e Piza. A história da dança brasileira inicia-se com os povos indígenas, e logo depois ocorre a invasão dos portugueses, influenciando a cultura brasileira em suas diversas áreas, como por exemplo, a dança do Pau de Fitas, que é uma dança folclórica e em sua prática utiliza-se um suporte com várias fitas onde as pessoas dançam ao redor do mastro trançando-as. Em agosto de 2013, chegou ao Brasil um instrumento peculiar, os Boomwhackers (tubos percurssivos), através do pesquisador e arranjador Uirá Kuhlmann, que criou um método inovador para a execução de músicas, através de cartelas, como um jogo de prática instrumental, há variadas maneiras de percutir os Boomwhackers.
Conclusões
O projeto possibilitou vivências criativas e ampliação de repertórios artísticos brasileiros. As vivências proporcionaram o reconhecimento da brasilidade na Arte e promoveram o entendimento das diferenças culturais que existem em nosso país desde a era colonial até os dias de hoje, colocando o aluno como ser ativo na produção e valorização da música brasileira.
 Em relação às práticas musicais desenvolvidas, destacamos a adaptação das melodias e arranjos harmônicos de algumas canções para serem tocadas com tubos melódicos percussivos e como o aluno estava presente ativamente nas atividades.
Referências

ALBIN, Ricardo Cravo. O Livro de Ouro da MPB. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v3n7/v3n7a10>.Acesso em: 21ago2015.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Artemed. 2000.

KUHLMANN, Uirá. Música para Cartelas e Tubos Percussivos. São Paulo: Doremifabooks, 2015.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Arte. Paraná, 2008.

SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Ed. Unesp, 1991.



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