terça-feira, 11 de outubro de 2016

O PIBID NA 32ª BIENAL DE SÃO PAULO – INCERTEZA VIVA

A 32ª Bienal de São Paulo vem com toda força trazendo muitas novidades no ramo da Arte. Sob o título Incerteza viva [Live Uncertainty], a 32a Bienal de São Paulo busca refletir sobre as atuais condições da vida e as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A exposição acontece de 10 de setembro a 12 de dezembro de 2016 no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, reunindo aproximadamente 90 artistas e coletivos. (http://www.bienal.org.br/evento.php?i=2365).



A exposição se propõe a traçar pensamentos cosmológicos, inteligência ambiental e coletiva assim como ecologias naturais e sistêmicas. A incerteza na arte aponta para a desordem, levando em conta a ambiguidade e a contradição. A arte se alimenta da incerteza, da chance, do improviso, da especulação e ao mesmo tempo tenta contar o incontável ou mensurar o imensurável. Ela dá espaço para o erro, para a dúvida e até para os fantasmas e receios mais profundos de cada um de nós, mas sem manipulá-los. Aprender a viver com a incerteza pode nos ensinar soluções. Incerteza é, sobretudo, uma condição psicológica ligada aos processos individuais ou coletivos de tomada de decisão, descrevendo o entendimento e o não entendimento de problemas concretos. A arte promove a troca ativa entre pessoas, reconhecendo incertezas como sistemas generativos direcionadores e construtivos. (http://www.bienal.org.br/evento.php?i=2365).



Painel de Entrada

Espelho de Som - Eduardo Navarro 

Espelho de Som  - Eduardo Navarro

Nariz, Orelhas, Olhos - Pia Lindman

(Interior) Nariz, Orelhas, Olhos - Pia Lindman 

Em forma de nós Mesmos - Rita Ponce de Léon


A exposição traz produções fantásticas de vários artistas, que vale a pena conferir. A dica é ir com tempo para absorver tudo e aproveitar ao máximo cada centímetro da exposição. Você não pode perder essa oportunidade!




Nenhum comentário:

Postar um comentário