quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Simpósio Arte-Educação - Oficina "Que drama?" com Márcia Novakoski

Nos dias 3 e 4 de outubro de 2016 o XII Simpósio de Arte-Educação da UNICENTRO foi presenteado com uma oficina muito especial: "Que drama?", ministrada por Márcia Novakoski.

A oficina começou segunda feira pela manhã, com a apresentação dos participantes e com a pergunta: "qual é o seu drama?". Os participantes responderam e trocaram vivências, ajudando na desenvoltura do projeto. Márcia, então, explicou um pouco mais sobre sua visão de "drama" e como tinha grandes expectativas para os próximos momentos que se seguiriam. "O teatro precisa surpreender os participantes", dizia Márcia, que acredita nesta linguagem como eixo para outras disciplinas.

Mas, afinal, o que é um drama?

Drama é uma atividade em grupo na qual os participantes se comportam como personagens , acompanhando um roteiro pré estabelecido. O roteiro serve como pano de fundo para o processo dramático. O drama não tem público, como o  teatro. 
As palavras chave para o drama são: improviso, tensão, medo e escolha!

A programação

Foram 12 horas de drama, 4 na segunda-feira (dia 03/10) e 8 na terça-feira (dia 04/10). 
Na segunda-feira, depois da apresentação inicial, foi dado o início ao primeiro drama!
Tratava-se de um drama que funcionaria em três episódios no contexto da Revolução Industrial. As participantes eram funcionárias de uma fábrica, exploradas brutalmente em vários sentidos. Seu chefe (outro participante) fazia com que as empregadas trabalhassem 16 horas por dia em péssimas condições. Ao chegar de uma nova funcionária que propôs greve, o rumo do drama mudou, e, nos próximos episódios, os participantes deveriam tomar decisões que colocavam em risco o futuro do drama.




O próximo drama se passou na Idade Média, e os participantes se tornaram camponeses que possuíam uma caixa antiga com profecias que os próprios participantes escreveram. Este drama também contou com três episódios e muitas surpresas!

Na terça-feira (dia 04/10), Márcia contou um pouco mais de suas vivências e transmitiu alguns conceitos sobre drama, teatro e roteiro. Sua experiência com dramas, a forma que elabora os roteiros e lidera os grupos inspiraram os participantes a produzirem seus próprios dramas. Na parte da tarde, os grupos aplicaram dramas diferentes para o outro grupo (os participantes foram divididos em dois grupos). Sem dúvida, uma experiência muito relevante e intensa vivida por todos!








Nenhum comentário:

Postar um comentário