quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

A  TECNOLOGIA COMO SUPORTE PARA O ENSINO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA EM SALA DE AULA

Resumo Expandido apresentado no XII Simpósio de Arte-Educação nos dia 03 a 07 de outubro de 2016 na Unicentro 

Isabel Cristina Rickli Ramos (PIBID-UNICENTRO)[1], Larissa Damaris Lorena de Oliveira (PIBID-UNICENTRO)[2], Daiane Solange Stoeberl da Cunha (CAPES/Unesp)[3], Juliana Teixeira da Silva (PIBID-UNICENTRO)[4]

Palavras-chave: Educação musical. Arte e tecnologia. Arte e ensino.
Introdução
O presente resumo apresenta um relato de experiência do ensino de música contemporânea em sala de aula ministrado através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto Música da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, na cidade de Guarapuava –PR.
Utilizando a abordagem de ensino por projetos, foi construído e desenvolvido pelos acadêmicos e professores do PIBID, no ano de 2012, o projeto de ensino “Música e Tecnologia na Escola”, com principal objetivo de investigar possibilidades metodológicas em educação musical com o uso de novas tecnologias. Este projeto buscou apontar caminhos possíveis para efetivação do ensino da música contemporânea na escola.
Em uma segunda edição do projeto, sendo ele adaptado, foi ministrado a uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Leni Marlene Jacob, a qual também faz parte do projeto do Governo do Estado do Paraná denominado “Conectados”, no qual os alunos têm contato com a tecnologia em sala de aula, com uso de tablets, projetores e caixas de som.
O Projeto
Construído com principal objetivo de aproximar os alunos da escola pública ao repertório de música contemporânea – eletroacústica – por meio de pesquisa sonora e processos criativos com o uso dos equipamentos digitais disponíveis na escola, de posse dos alunos e das bolsistas do PIBID. No desenvolvimento do projeto realizou-se apreciação de músicas eletroacústicas e criação de repertório de música contemporânea criada por meios eletrônicos, e houve ainda uma produção musical a partir de samples criados, captados e editados pelos próprios alunos. Cada plano de aula objetivava estimular a escuta ativa e a composição musical e a abordagem dos conteúdos curriculares de música.
Para a composição da música os próprios alunos fizeram a captação de sons, utilizando aparelhos como os tablets, celulares, câmeras fotográficas e de vídeo e gravadores. Já para a edição e manipulação de áudio, foi utilizado o software livre Audacity® como a aplicação de efeitos, filtros, inserção de tom, silêncio e ruídos, a manipulação de samples, mixagem de músicas e composição experimental.

André Ramos, em sua monografia “A Aplicação de Meios Eletrônicos no Ensino de Música” (2007), ao dizer que hoje em dia o acesso a equipamentos tecnológicos é muito fácil, e financeiramente acessível a grande parte da população. Entretanto, há ainda os que não têm esse acesso, sendo então, a escola o lugar onde deveria ocorrer este encontro entre o aprendiz e as novas tecnologias de informação, no caso os computadores e seus aparatos. Neste contexto há o desafio de se ensinar música a partir do uso de novas tecnologias. “[...] uma vez que a música é feita com auxilio de meios eletrônicos, seja ela pop, funk, rap, hip-hop¸ etc. tem uma aceitação notória entre a faixa etária dos estudantes” (2007, p.11). Além disso, os alunos conseguem ter uma aproximação com a música, à composição, e ao aumento de repertório. O projeto “Música e Tecnologia na Escola” apresentou um meio possível para o uso de tecnologia para o ensino de música em sala de aula, aproximando a música contemporânea dos alunos.
Carlos Granja, em seu livro “Musicalizando a Escola” (2006), complementa ao dizer que “[...] a revolução tecnológica da comunicação e da informação afetou diretamente não só os modos de reprodução musical, mas também a própria produção musical [...]” (p.113), sendo assim o projeto de ensino apresenta como é criada a música na contemporaneidade.
Apropriando-nos da definição de música de SCHAFER (2011,p.35), que afirma: Música é a organização de sons e silêncio (ritmo, melodia, etc) com a intenção de ser ouvida, pode-se trabalhar tanto com metodologias musicais tradicionais, quanto contemporâneas, pois tanto a música tonal quanto músicas de paisagem sonora, eletroacústica e arte sonora, em geral, se encaixam nessa definição.
E com base nos textos e práticas propostos por Daniel Puig (2012), na realização do projeto eletriCAp, que propunha em oficinas uma experiência de utilização de meios eletrônicos para o ensino da música em uma escola pública regular, e utilizava-se apenas de softwares livres e fazendo uso de equipamentos acessíveis. Uns dos objetivos destas oficinas são: difundir a informação e manter a criatividade em expansão. Fo então proposto no projeto “Música e Tecnologia na Escola” experimentações diante das propostas de composição musical utilizando o computador como recurso durante estas práticas.
Considerações finais
Com esse projeto percebemos a possibilidade didática de promover o ensino de música na escola pública por meio da aprendizagem da música contemporânea e a vivência em processos criativos com o uso de tecnologias digitais. Notamos que o contato com a música eletrônica se tornou o elo de aproximação com a realidade dos alunos, pois eles têm contato intenso com novas tecnologias, assim como com o repertório de música pop eletrônica, a partir da qual foi possível despertar a motivação para o fazer musical criativo e a ampliação do repertório musical na escuta e manipulação de sonoridades atonais.
Referências
GRANJA, Carlos Eduardo de Souza Campos. Musicalizando a escola: música, conhecimento e educação, São Paulo:Escrituras Editora, 2006.
PUIG, Daniel. EletriCap - Relato de Experiência de utilização de meios eletrônicos para a educação musical no Ensino Médio de uma escola pública no Rio de Janeiro. 2012. 12p. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFJR. Rio de Janeiro. Publicada nos anais da IV semana de Educação Musical IA-UNESP e VIII Encontro Regional sudeste da ABEM. São Paulo: IA-UNESP/ABEM, 2012. pp.224-233.
RAMOS, André. A aplicação de meios eletrônicos no Ensino de música: Planejamentos e Aplicações de Estratégias Pedagógicas. Monografia (Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música) – Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes: Universidade do Rio de Janeiro, 2007.
SCHAFER, M. Afinação do mundo. 2 ed. São Paulo: UNESP, 2011.




[1] Acadêmico bolsista do PIBID do ano do curso de graduação em Arte-Educação da UNICENTRO.  isabel.cristinarr@hotmail.com
[2] Acadêmico bolsista do PIBID do ano do curso de graduação em Arte-Educação da UNICENTRO.  larissaalorenaoliveira@gmail.com
[3] Docente do Departamento de Arte. Doutoranda em Música pela Unesp bolsista Capes. dai_flc@yahoo.com.br
[4] Docente do Estado do Paraná. Supervisora do PIBID. jujtjuliana@gmail.com












Nenhum comentário:

Postar um comentário