quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Projeto GAME ART na VI Semana de Educação Musical IA - UNESP

Nos dias 8, 9 e 10 de setembro, alguns bolsistas participaram da VI Semana de Educação Musical - IA UNESP (Universidade Estadual de São Paulo) na cidade de São Paulo. Além da participação em oficinas e palestras, os pibidianos tiveram a oportunidade de de expor alguns trabalhos desenvolvidos no PIBID Música/ Arte - UNICENTRO em formato de relatos de experiência, abordando o tema:  "Práticas Criativas em Educação Musical como Fator de Desenvolvimento Humano "om o tema "Práticas Criativas em Educação Musical como Fator de Desenvolvimento Humano". Dentre os relatos apresentados está o do "Game Art" , este projeto executado em 2015 foi elaborado com o objetivo de trabalhar os conteúdos estruturantes das linguagens artísticas através de jogos e dinâmicas. Este projeto partiu da experiência anterior de estágio de Diego Bassara, graduado em Arte e Educação pela Unicentro e foi ampliado e reformulado pelos bolsistas, juntamente com os supervisores e a coordenadora do programa. Este projeto buscou também desmitificar o jogo como uma ferramenta de distração nas aulas ou algo a ser utilizado apenas nos minutos restantes da aula. O jogo pode e deve ser utilizado como meio de levar a aprendizagem de forma mais lúdica e dinâmica.



Abaixo o pôster e o resumo apresentados na UNESP: 




JOGOS NO ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O PROJETO GAME ART COMO EXPERIÊNCIA DE INTERDISCIPLINARIDADE

Larissa D. Lorena de Oliveira; Daiane S. Stoeberl da Cunha; Juliana T. da Silva (PIBID/MUSICA-UNICENTRO)


Relato de Experiência 
Palavras Chave: Ensino de música, jogos artísticos, interdisciplinaridade. 


INTRODUÇÃO 

O projeto “Game Art” foi desenvolvido pelos bolsistas do Pibid - Música/Arte, graduandos em Arte na Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, este projeto foi aplicado às turmas de 6º a 9º no Colégio Bibiana Bintencourt no município de Guarapuava - PR. O projeto objetivou enriquecer o processo de ensino e aprendizagem em Arte interdisciplinarmente, por meio da elaboração e aplicação de jogos envolvendo a Música, as Artes Visuais, a Dança e o Teatro.

METODOLOGIA 

A experiência do projeto de ensino interdisciplinar “Game Art” teve como ponto de partida a experiência anterior do projeto de estágio do acadêmico de licenciatura em Arte-Educação Diego Bassara da Unicentro. A reformulação e ampliação do projeto foi realizada pelos pesquisadores bolsistas do PIBID, e consistiu em 24 aulas nas quais os alunos do ensino fundamental II vivenciaram ludicamente os elementos constitutivos de cada linguagem artística. A cada 4 aulas o enfoque transitava entre as linguagens artísticas de forma que os conteúdos específicos foram abordados dialogicamente, assim a aprendizagem artística se deu na experiência sonoro-visual-corporal dos alunos. Os referenciais adotados ressaltam a importância do jogo como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem: Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997); Viola Spolin (2007), KOELLREUTTER (BRITO, 2011 ); Huizinga (2000). A metodologia de educação musical adotada valorizou as experiencias sensitivas, lúdicas e criativas (SCHAFER, 2011).


DESENVOLVIMENTO


A primeira etapa do projeto consistiu em seu estudo e planejamento. Neste momento a formação acadêmica na licenciatura e a formação continuada dos professores participantes do projeto contemplaram leituras e discussões que culminaram no desenvolvimento do material didático contendo os 24 planos de aula. A segunda etapa foi a aplicação do projeto na escola pública de ensino fundamental, abrangendo cerca de 150 alunos de 5 turmas que vivenciaram jogos de criação, improvisação e lúdicos, como: construção de personagens com bonecos paper toys,  (cênico-visual); jogos e dinâmicas para experimentação e criação de partituras gráficas, figurativas e convencionais, com objetos sonoros e brinquedos musicais, como os tubos melódicos percussivos; jogos de estimulação da consciência corporal, jogos de contato e improvisação (dança e música); jogos de descoberta das possibilidades de movimentação corporal e a interação do grupo. Após a conclusão do projeto a última etapa deu-se através das análises dos dados e avaliações aplicadas aos alunos participantes, a partir das quais foi possível perceber que a proposta contribuiu para que os alunos se tornassem mais sensíveis e receptivos aos conteúdos abordados, ocorrendo aprendizagem significativa e prazerosa.


RESULTADOS

O destaque deste projeto é o ensino interdisciplinar de Arte, levando em consideração as especificidades das linguagens artísticas apresentadas para alunos do Ensino Fundamental de forma dinâmica e lúdica. Os jogos aplicados serviram como suporte e veículo de aprendizagem da Música, Dança, Teatro e Artes Visuais. Os jogos despertaram interesse e curiosidade, levando os alunos a uma compreensão mais ampla dos conteúdos de Arte, sendo assim essas linguagens artísticas tornaram-se algo significativo para a vida dos estudantes.

REFERÊNCIAS 


BRASIL – Ministério da Educação – Secretaria de Educação Fundamental - Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. 2. ed. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2011.

BROUGÈRE,G. Jogo e educação. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto   Alegre: Artes Médicas, 1998.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. Trad. Marisa Fonterrada. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 2011.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2007.


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