Nos dias 8, 9 e 10 de setembro, alguns bolsistas
participaram da VI Semana de Educação Musical - IA UNESP (Universidade Estadual
de São Paulo) na cidade de São Paulo. Além da participação em oficinas e
palestras, os pibidianos tiveram a oportunidade de de expor alguns trabalhos
desenvolvidos no PIBID Música/ Arte - UNICENTRO em formato de relatos de
experiência, abordando o tema: "Práticas Criativas em Educação
Musical como Fator de Desenvolvimento Humano "om o tema "Práticas
Criativas em Educação Musical como Fator de Desenvolvimento Humano".
Dentre os relatos apresentados está o do "Game Art" , este projeto
executado em 2015 foi elaborado com o objetivo de trabalhar os conteúdos
estruturantes das linguagens artísticas através de jogos e dinâmicas. Este projeto
partiu da experiência anterior de estágio de Diego Bassara, graduado em Arte e
Educação pela Unicentro e foi ampliado e reformulado pelos bolsistas,
juntamente com os supervisores e a coordenadora do programa. Este projeto
buscou também desmitificar o jogo como uma ferramenta de distração nas aulas ou
algo a ser utilizado apenas nos minutos restantes da aula. O jogo pode e deve
ser utilizado como meio de levar a aprendizagem de forma mais lúdica e
dinâmica.
Abaixo
o pôster e o resumo apresentados na UNESP:
JOGOS
NO ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O PROJETO GAME ART COMO EXPERIÊNCIA DE
INTERDISCIPLINARIDADE
Larissa
D. Lorena de Oliveira; Daiane S. Stoeberl da Cunha; Juliana T. da Silva
(PIBID/MUSICA-UNICENTRO)
Relato de Experiência
Palavras
Chave: Ensino de música, jogos artísticos, interdisciplinaridade.
INTRODUÇÃO
O
projeto “Game Art” foi desenvolvido pelos bolsistas do Pibid - Música/Arte,
graduandos em Arte na Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, este
projeto foi aplicado às turmas de 6º a 9º no Colégio Bibiana Bintencourt no
município de Guarapuava - PR. O projeto objetivou enriquecer o processo de
ensino e aprendizagem em Arte interdisciplinarmente, por meio da elaboração e
aplicação de jogos envolvendo a Música, as Artes Visuais, a Dança e o Teatro.
METODOLOGIA
A
experiência do projeto de ensino interdisciplinar “Game Art” teve como ponto de
partida a experiência anterior do projeto de estágio do acadêmico de
licenciatura em Arte-Educação Diego Bassara da Unicentro. A reformulação e
ampliação do projeto foi realizada pelos pesquisadores bolsistas do PIBID, e
consistiu em 24 aulas nas quais os alunos do ensino fundamental II vivenciaram
ludicamente os elementos constitutivos de cada linguagem artística. A cada 4
aulas o enfoque transitava entre as linguagens artísticas de forma que os
conteúdos específicos foram abordados dialogicamente, assim a aprendizagem
artística se deu na experiência sonoro-visual-corporal dos alunos. Os
referenciais adotados ressaltam a importância do jogo como recurso didático no
processo de ensino e aprendizagem: Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997);
Viola Spolin (2007), KOELLREUTTER (BRITO, 2011 ); Huizinga (2000). A
metodologia de educação musical adotada valorizou as experiencias sensitivas,
lúdicas e criativas (SCHAFER, 2011).
DESENVOLVIMENTO
A
primeira etapa do projeto consistiu em seu estudo e planejamento. Neste momento
a formação acadêmica na licenciatura e a formação continuada dos professores
participantes do projeto contemplaram leituras e discussões que culminaram no
desenvolvimento do material didático contendo os 24 planos de aula. A segunda
etapa foi a aplicação do projeto na escola pública de ensino fundamental,
abrangendo cerca de 150 alunos de 5 turmas que vivenciaram jogos de criação,
improvisação e lúdicos, como: construção de personagens com bonecos paper toys,
(cênico-visual); jogos e dinâmicas para experimentação e criação de
partituras gráficas, figurativas e convencionais, com objetos sonoros e
brinquedos musicais, como os tubos melódicos percussivos; jogos de estimulação
da consciência corporal, jogos de contato e improvisação (dança e música);
jogos de descoberta das possibilidades de movimentação corporal e a interação
do grupo. Após a conclusão do projeto a última etapa deu-se através das
análises dos dados e avaliações aplicadas aos alunos participantes, a partir das
quais foi possível perceber que a proposta contribuiu para que os alunos se
tornassem mais sensíveis e receptivos aos conteúdos abordados, ocorrendo
aprendizagem significativa e prazerosa.
RESULTADOS
O
destaque deste projeto é o ensino interdisciplinar de Arte, levando em
consideração as especificidades das linguagens artísticas apresentadas para
alunos do Ensino Fundamental de forma dinâmica e lúdica. Os jogos aplicados
serviram como suporte e veículo de aprendizagem da Música, Dança, Teatro e
Artes Visuais. Os jogos despertaram interesse e curiosidade, levando os alunos
a uma compreensão mais ampla dos conteúdos de Arte, sendo assim essas
linguagens artísticas tornaram-se algo significativo para a vida dos
estudantes.
REFERÊNCIAS
BRASIL
– Ministério da Educação – Secretaria de Educação Fundamental - Parâmetros
Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRITO,
Teca Alencar de. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical.
2. ed. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2011.
BROUGÈRE,G.
Jogo e educação. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1998.
HUIZINGA,
Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 4. ed. São Paulo:
Perspectiva, 2000.
SCHAFER,
Murray. O ouvido pensante. Trad. Marisa Fonterrada. São Paulo: Fundação Editora
da UNESP, 2011.
SPOLIN,
Viola. Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor. São Paulo:
Perspectiva, 2007.
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