sábado, 10 de julho de 2010

Cipriano Luckesi

Eu mauricio estou enviando esse texto que é sobre avaliação pois o achei melhor que o anterior que eu ia enviar, segue o link, http://www.luckesi.com.br/artigosavaliacao.htm

Cipriano carlos luckesi

No texto o autor nos diz que que a avaliação esta ligagda a ação que o professor deve ter com o aluno, a busca por resultados que possam vir no decorrer do processo, e procurar no seu decorrer tirar o melhor resultado possivel do aluno, mesmo que isso seja dificil. É nesse contexto que parece a figura do professor como mediador de pratica educativa e pedagogica. A pratica pedagógica e a pratica educativa, por si, fazem mediações: elas são meios pelas quais a estética (arte e espiritualidade), a ética (cultura axiologica de uma comunidade) e a ciencia (conhecimentos objetivamente constituídos) chegam aos educandos. Tambem nos fala do proifessor sentir e agir ou interagir com o educando, o educador não impoe ao educando oque ''ele deve ser'', mas, com ele, busca o caminho para que se torne oque necessita de ser, como anseio de sua essência, de sua alma (alma aui não esta compriendida como fenomeno religioso), mas sim como âmago de cada um de nós, (como o centro de nossos anseios). A avaliação subsidia o diagnostico do caminho e oferece ao educador recursos para o reorienta-lo. Em função disso, há nessecidade de solidariedade do educador como avaliador, que oferece continência ao educando para que possa fazer o seu caminho de aprender, e por isso mesmo desenvolver-se.

O cara é bom...

5 comentários:

  1. Segundo Cipriano Carlos Luckesi, a avaliação serve para determinada ação, está vinculada a determinado resultado. Se avaliamos a aprendizagem é porque buscamos o seu melhor resultado.
    O educador é o mediador da prática educativa e pedagógica, serve-se de instrumentos que o auxiliam para orientar os educandos a assimilar a herança cultural do passado, para incorporá-La e superá-La. Reinventando-a.

    O autor ainda escreve que o professor precisa ser solidário, ter compaixão do educando. Essa frase não ficou clara, não entendi o que ele quis dizer.

    ResponderExcluir
  2. lendo esse texto me veio a memória uma reportagem da veja que li algum tempo atrás, penso que a partir do texto e da entrvis ta os professores brasileiros mostratrar o que ensinam em saula aula para que tenham bons resultatdos e a sua maior arma é alguns tipos de avaliações, pois se levarmos em conta a forma de como é resgatada a cultura e a a posição em que ela é colocada estamos perdendo muito, em termos de educação, o autor diz que o prefessor precisa obter o melhor dos alunos, mas fazer isso?
    Não basta que o professor entenda o mundo do aluno, mas que se coloque nele a ponto de pensar e agir juntos, assim é possível que a educação tenha sucesso, pois a realidade de um não é mesma do outro,usando de ferramentas disponíveis na realidade tanto do educando como do educador a recepção de conteúdo será infinitamente maior, isso envolve a ação da qual o autor tanto se refere.
    O professor mediando a evolulução do aluno através do bom senso, solidariedade e principalmente o seu conhecimento.
    assinado
    eu Marines

    ResponderExcluir
  3. Eu estou com a Cali quando ela coloca que não ficou claro quanto a solidariedade... Eu li essa parte e não consegui entender claramente a ideia de Cipriano.

    Cipriano coloca a solidariedade como resultante da compassividade (sentir e agir) na avaliação da aprendizagem (ter o melhor resultado possível). O educar como ser solidário com o educando. Solidariedade do educador como avaliador.
    Princípio ético que pode e deve nortear a ação avaliativa do educador é, segundo Cipriano, a solidariedade com o educando.

    Após a leitura busquei no dicionário o significado de
    SOLIDARIEDADE: laço ou vínculo recíproco de pessoas ou coisas independentes. Apoio a causa, princípio, etc, de outrem. Sentido moral que vincula o indivíduo à vida, aos interesses dum grupo social, duma nação, ou da humanidade. (mini Aurélio. 6 edição revista e atualizada)

    Essa parte "Apoio a causa, princípio de outrem" fica um pouco mais forte para mim.
    A partir do momento em que o educador se predispõe a ensinar, ele passa a fazer parte da vida do aluno e se torna responsável pela sua aprendizagem, sua formação na determinada disciplina. Muitas vezes o educando adquire um aprendizado que vai muito além à sala de aula, pois atinge seus princípios morais, éticos, religiosos.
    Falo isso, pois passei por vários professores, muitos apenas passaram, mas outros me ensinaram para a vida, foi além da simples conta 2+2=4.

    Agir com o educando, na busca de seu desejo de aprender. O educador não deve impor ao educando o que ele deve ser, mas, com ele, buscar o caminho para que se torne o que necessita ser...

    No caso, a solidariedade deve ser naturalmente um resultado entre ser e sentir, e ter o melhor resultado possível (avaliação).

    Acho que por hora é isso.
    Cynthia.

    ResponderExcluir
  4. Não sei se li o mesmo texto que os demais pois no site havia vários links, mas diante do que li achei bem interessante a distinção que o autor faz entre examinar e avaliar os educandos, e também a sua postura firme e corajosa ao se opor quanto a situação educacional brasileira, argumentando que nosso sistema de avaliação não deve ser denominado assim pois a ação do corpo docente na sua maioria apenas examina e não avalia. Ele deixa claro que o examinar é de "forma pontual, a partir do desempenho final, de modo classificatório, seletivo e autoritário" e o avaliar é de "forma não-pontual, a partir do desempenho provisório, diagnóstica, inclusiva e democraticamente", que convida pára a melhoria.
    Gostei também quando fala da auto-avaliação, pois devemos constantemente estar revendo nossa postura e atitudes docentes para assim também melhorarmos.A questão de ser solidário ou passou despercebido na minha ótica ou no texto que li não tinha esta parte. Mas vou tentar me inteirar para emitir o meu parecer a respeito.
    Gracy

    ResponderExcluir
  5. assim como a graci fiquei um pouco em dúvida se eu li o texto certo mas eu ahei muito interessante o texto pois eu me identifiquei bastante com ele ja que eu apresento uma certa dificuldade de expor minhas idéias em exames e acho muiro ruim um aluno ser avaliado por tudo ou nada sem avaliar o processo voltando a me tomar como exemplo eu sei que vou bem melhor na prática do que na teoria embora eu saiba da importancia da teoria e tambem sei que tem alunos que sao otimos na teoria e um pouco menos na prática e muitos professores usam apenas uma das formas como avaliaçao onde alguns acabam prejudicados
    acredito que a avaliaçao como esta sendo colocada por luchesi ainda nao seja muito presente em nossa realidade mas com certeza é bem mais construtiva do que a que vem sendo aplicada no momento
    com relaçao ao sistema a gente acaba percebendo quando começa a fazer parte dele o quanto isso influencia na educação. Acredito que a formação docente é importante mais a avaliaçao do sistema deveria ser revista
    um texto com muito conteudo mauricio sua escolha foi otima

    luh

    ResponderExcluir