sábado, 24 de julho de 2010

EDUCADOR: DISPOSIÇÃO OU PREDISPOSIÇÃO

Primeiramente peço muito perdão por não ter postado o comentário do meu texto antes, mas estava tendo dificuldade de acessar o blogg, já havia mandado o meu texto e o link por e-mail para todos, mas só agora consegui postar-lo.

A professora Claudia Nunes levanta alguns questionamentos relacionados com as constantes inovações tecnológicas deste século e a postura docente frente a estas mudanças, e sugere respostas condizentes com o nosso tempo.

Primeiro apontamento é: O que se quer quando escolhemos nos tornar educadores nos dias atuais? Segundo: Qual seria a diferença entre disposição e predisposição docente? E terceiro, Você já se predispôs a ser um profissional de ensino diferente hoje?

Trazendo uma possível resposta a primeira pergunta a autora coloca firmemente a opinião de que ao escolhermos a docência como profissão estamos fazendo parte de um desenvolvimento social e cognitivo na vida dos nossos alunos, isso nos desperta para uma nova reflexão e posicionamento.

Já sobre a seguinte pergunta, ela avança seu olhar e nos faz enxergar duas classes de professores: os dispostos e os predispostos. E no seu ponto de vista, os dispostos são os “detentores do saber” e dignos de toda atenção discente, e portanto, exercem uma postura autoritária, inflexível e tradicional frente aos seus educandos, são conhecedores das metodologias e estratégias de ensino, dominam o conteúdo correspondente a cada série, aceitam projetos e planejamentos que deram certo, enfim, sabem o que fazer o ano todo. Já os predispostos são voltados para a afetividade, para a flexibilidade do conteúdo e para as mudanças de paradigmas, também conhecem e as metodologia de ensino e dominam o conteúdo de cada série, mas estão sensíveis a planejamentos adequados para cada turma especificamente, enfi sabem possibilitar vários “fazeres” durante o ano todo. São ativos diante da apresentação de novas formas de reflexão, abertos à inserção de leituras mais dinâmicas (contextualizadas) e com menos conteúdo. Trazem consigo um novo discurso e uma nova prática pedagógica que causa estranheza e repulsa por parte dos “colegas” dispostos. Entretanto, o ensino necessita da presença dessas duas classes, porque é através dos atritos e diferenças que se reflete e molda novos formas de educação.

E a ultima pergunta fica em aberto para que nós possamos responder. Arisque e predisponha-se mais.

Boa leitura!

Gracy

http://www.portalliteral.com.br/artigos/educador-disposicao-ou-predisposicao

9 comentários:

  1. Gracy, arrumei as postagens, tah tudo direitinho!!

    :*

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. eu achei muito interessante esse texto principalmente quando ela fala da tecnologia em sala de aula e ele diz que a principal tecnologia em sala é o professor isso é ma ra vilhoso pois com a evolução tecnologica muitas ferramentas surgem para ajudar os professores eles apenas devem saber usá-las a seu favor para que aumente a qualidade da aula

    lu

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  4. Realmente Lu concordo com você, o avanço tecnológico está ai e os professores tem que utilizarem esta nova ferramente que contribui muito para o desenvolvimento das práticas docentes, apesar disso deve sempre tendo em mente que a sua presença é a melhor e principal tecnologia que uma sala de aula pode ter.
    Gracy

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  5. Muitos professores não sabem como adaptar novas tecnlogias a suas metodologias. Isso é muito preocupante pois muitos nem ao menos tentam. a Tv multimídea que é das ferramentas mais acessíveis no momento é pouco aproveitada, geralmente os professores que mais usam essa tecnologia são os professores de Arte. E mesmo os professores de Arte não exploram de uma forma significativa.
    Temos que aprender a explorar todas as alternativas possíveis para "seduzir" os alunos... você já foi aluno, de quais aulas você lembra? Em quais você acrdita ter aprendido mais? aulas expositivas?? somente teóricas?? aulas mistas??
    apesar de uma aula com mostra de imagens e vídeos ser interesante, tudo que é de mais cansa... você deve saber bem disso... pense você sentadinho por 4 hs seguidas???

    pesquise....

    analise..

    aproprie-se...

    modifique...

    crie...

    faça acontecer... não fique parado repetindo metodologias que não deram certo nem mesmo com você!!!

    bjs

    Kelly

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  6. Kelly gostei bastante das observações que trouxe são pertinentes e válidas e concordo contigo, e a tua experiência em lecionar só legitima teu pensamento.Abraços

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  7. um dia desses estava acompanhando a professora Evelyn em suas horas atividades no 'Maneco" e um professor estava tentando salvar alguns arquivos de um trabalho de uma de suas alunas...Ele se bateu tanto.. mas não desistiu..pediu ajuda para mim.. e falou da dificuldade mecher naqueles programas e atalhos.. acredito que ele aprendeu alguma coisa básica obrigado pela necessidade...porem foi um começo.. quem sabe ele busque aprender mais... Sempre ouço aos professores mais antigos reclamando por não conseguirem nem se inscrever em alguns cursos ... outro dia um funcionário da escola foi instalar um equipamento.. e disse que foi difícil p ele no início..que ele teve que aprender tudo sozinho...e disse que achava necessário que o governo oferecesse um curso preparatório para os funcionários...

    Eu realmente sempre me imagino daqui muitos anos... toda a tecnologia que existirá...será que eu vou estar sempre antenada???... ou melhor será que eu estou antenada??? quantos de nós não sabemos ligar um DATA SHOW??? quais são e quais serão nossas relações com a tecnologia enquanto arte-educadores???

    pensem nisso..

    by Kelly

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  8. Destaco o texto como uma ficha de leitura obrigatória para qualquer professor, futuros professores como nós e até mesmo o rinocerontes da sala de aula que já estão La a alguns décadas e acham que a educação esta igual como estava a 20 anos atrás,
    “Os fins justificam os meios” é a expressão que condensa as novas propostas a que os educadores estão expostos de maneira a permanecerem refletindo sobre suas práticas de ensino. A pretensão é ressaltar os aspectos essenciais da educação para que os educandos possam assumir suas posições, na sociedade, por sua participação, envolvimento, cooperação, diálogo, e isso de maneira compartilhada.
    Dentro da disciplina de arte, percebi muitas vezes que é possível experimentar novas possibilidades, outros tipos de aula, coisas que os alunos nunca viram ou jamais imaginavam que fosse possível fazer na escola e quando esta proposta nova chega eles a acolhem com muita curiosidade e atentos para participar independente da turma que for, oque sempre acontece é que alguns professores sempre estão empurrando as aulas de qualquer jeito nunca arriscando e tentando mudar essa antiga situação que já permanece a anos na escola. Uma coisa bem simples que já de inicio deixa a aula diferente é, por exemplo, mudar a posição das carteiras deixando-as em círculo, já quebra aquela forma antiga de professor na frente e alunos atrás, pois essa formação da ao aluno a possibilidade de ficar lado a lado com o professor e os outros colegas isso faz com que eles fique mais comportados e atenciosos a aula... è quaro que isso é só uma das coisas eu podem ser feitas mas também não é garantia de funcionamento, porém vale sempre o professor arriscar ou pelo menos tentar mudar alguma coisa...
    Lembremos de um ditado muito interessante: “Moças boas vão ao inferno, moças más vão a todos os lugares!!” Então, você já se predispôs a ser um profissional de ensino diferente hoje?

    mauricio

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  9. Gostei muito do texto!!
    As tecnologias mudam mas os professores não!!!
    Lembro de alguns professores meus que reencontrei depois de tempos, e pareciam não ter mudado nada.
    E eu? Quais são as minhas disposções? E pré-disposições?

    E vc?

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